Siga-nos!

Política

Infelizmente! Sérgio Moro pede demissão e não é mais ministro da Justiça

Governo Bolsonaro se complica ainda mais politicamente e deve perder apoio popular.

Neto Gregório

Publicado

em

Sérgio Moro. (Isaac Amorim / MJ)

O ministro da Justiça Sérgio Moro anunciou, em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (24) seu pedido de demissão do ministério.

“Busquei ao máximo evitar que isso acontecesse”, disse Sérgio Moro. “Não foi minha opção”, enfatizou.

Moro lembrou que quando foi escolhido para o ministério, foi lhe dado “carta branca” para nomear, segundo seus requisitos, os cargos.

Em tom melancólico, o ex-juiz diz que a única condição que colocou para ser ministro era que caso algo lhe acontecesse alguma coisa à sua vida – por causa do combate ao crime organizado, sua família precisava de uma pensão.

Falou também sobre a insistência de Bolsonaro na troca pelo comando da Polícia Federal (PF), o que aconteceu nesta sexta-feira (24) com a exoneração de Maurício Valeixo, diretor-geral da organização.

Moro diz que não estava de acordo com indicações políticas e que precisava de “causas técnicas consistentes” para exonerar diretores.

Salientou, contudo, que não era questão de nome – caso Valeixo, mas de capacidades técnicas. O ex-juiz diz que sugeriu um “nome técnico” para o lugar de Valeixo, mas Bolsonaro insistiu em uma indicação política.

Também revelou que Valeixo o confidenciou que desejava sair por causa de pressões que estava sofrendo e que sua saída seria melhor para a PF.

“Em nenhum momento o diretor-geral apresentou um pedido formal de exoneração”, asseverou.

“A autonomia da Polícia Federal é um valor fundamental que nós temos que preservar”, enfatizou.

Agradeceu a Bolsonaro pela indicação ao cargo de ministro e afirmou que não teria condições de continuar por causa das interferências políticas na pasta.

Finalizou dizendo que vai “continuar à disposição do Brasil”, deixando nas entrelinhas que pode se candidatar a cargos públicos num futuro próximo.

Filho, esposo e pai.

Trending