Siga-nos!

Mundo

Mosaicos do século III são encontrados em sinagoga

Descoberta indica presença judaica em Golã

Avatar

Publicado

em

Mosaico em sinagoga de Golã. (Foto: Mechael Osband)

Pesquisadores da Universidade de Haifa descobriram fragmentos de mosaicos coloridos no local de uma rara sinagoga nas Colinas de Golã.

Pela má preservação do espaço não é possível identificar os desenhos que representam as pernas de vários animais e pássaros.

A descoberta é importante por indicar a presença judaica em Golã ainda que não haja informações suficientes sobre o século III naquela região, como explicou o arqueólogo Mechael Osband.

“No terceiro século EC, em relação à estrutura das sinagogas, vemos uma combinação interessante entre a tradição do Segundo Templo – por exemplo, na forma do arranjo de assentos e no estilo sem adornos – e novos elementos que ao longo do tempo se tornaram comumente encontrados na oração salões, como mosaicos coloridos com animais”, disse ele ao The Jerusalém Post.

A declaração da universidade diz que o entendimento geral entre os estudiosos até recentemente era que a presença judaica em Golã deixou de existir com a destruição de Gamla pelos romanos em 67 a.C.

Por esse motivo, os restos da sinagoga em Majdulia, bem como outras descobertas dos últimos anos, foram consideradas de extrema importância.

Trending