Siga-nos!

Mundo

Liga Árabe fala em paz com Israel como “opção estratégica aos países árabes”

Organização decidiu não chegou a um consenso sobre acordo entre Israel e Emirados Árabes Unidos.

Michael Caceres

Publicado

em

Liga Árabe
Liga Árabe (Foto: Reprodução/Facebook)

A Liga Árabe, uma organização de estados árabes fundada em 1945 no Cairo, capital do Egito, decidiu na quarta-feira (9) não rejeitar o acordo firmado entre Israel e Emirados Árabes Unidos, além de sinalizar que estabelecer relações de paz com Israel é uma “opção estratégica para os países árabes”.

Segundo o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, o acordo de paz, no entanto, só será possível se a Palestina “conseguir sua liberdade”, sinalizando que os países continuam atentos sobre a questão do conflito na Terra Santa.

Os países não chegaram a um acordo sobre uma resolução proposta pela Autoridade Palestina que condenaria o histórico acordo entre Israel e Emirados Árabes Unidos.

“A reunião foi um momento de diálogo sério e profundo que levou seu tempo, mas que não alcançou um consenso sobre um projeto de resolução proposto pelos palestinos”, afirmou Hossam Zaki, vice-secretário geral da organização.

O ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad Al-Maliki, pediu aos colegas árabes que rejeitassem o acordo. “Em caso contrário, nossa reunião será considerada um cheque em branco ou uma capa, algo que o Estado palestino não vai aceitar”, disse.

Trending