Siga-nos!

Ex-ateu acredita que as árvores refletem o caráter de Deus

O médico escreveu um livro para mostrar como as árvores também refletem a eternidade

Avatar

Publicado

em

Matthew Sleeth. (Foto: Reprodução / CBN)

Para um ator ex-ateu, as árvores não representam apenas o mundo natural, mas trazem um significado espiritual que poucas pessoas percebem, mas que podem ajudar a explicar a natureza de Deus.

“Além de Deus e as pessoas, a Bíblia menciona árvores mais do que qualquer outra coisa viva”, afirma o Dr. Matthew Sleeth que lançou um livro sobre o assunto.

Sleeth é médico e apaixonado por árvores, mas é mais do que uma apreciação por sua beleza ou um amor pelas atividades ao ar livre.

O autor diz que as árvores na Bíblia refletem o caráter de Deus. “Li de Gênesis ao Apocalipse para ver o que Deus tinha a dizer e desde então eu sei que Deus tem um gosto incrível por árvores”, revelou ele à CBN News.

Sleeth acredita que Deus usa as árvores como uma metáfora para ajudar a apontar as pessoas para Ele e Seu Filho, Jesus Cristo.

Para explicar o que ele acredita ser o uso intencional de árvores nas Escrituras, ele escreveu um livro, intitulado “Reforesting Faith, What Trees Teach Us About the Nature of God and His Love for Us” [Reflorestando a Fé, o que as árvores nos ensinam sobre a natureza de Deus e Seu amor por nós].

“As árvores estão sempre dando, e Cristo está sempre dando, sempre nos oferecendo vida”, disse Sleeth. “E novamente Deus não escolheria uma metáfora ruim.”

O Dr. Sleeth abre o Capítulo 1 com uma passagem do Salmo 1, que fala sobre a pessoa que se deleita na lei do Senhor. Diz: “Eles são como árvores plantadas por correntes de água que produzem seus frutos em sua estação e suas folhas não murcham. Em tudo o que fazem, elas prosperam”.

Sleeth diz que as árvores também refletem a eternidade.

“É interessante que uma das coisas que Deus está tentando nos convencer ao longo das Escrituras é o fato de que esta vida é apenas parte da história – que temos essa possibilidade de viver uma eternidade com Deus”, explicou ele. “E quando Ele escolhe uma árvore, Ele escolhe a coisa mais duradoura do planeta.”

“O apóstolo Paulo afirmou que, se passearmos na floresta, não teremos desculpa para conhecer a Deus”, escreveu Sleeth em seu livro.

Ao lado de sua esposa, Nancy, o autor espera que seu novo livro seja uma ferramenta evangelística para levar a próxima geração a Jesus Cristo – pessoas dessa geração que amam a Criação, mas não conhecem o Criador.

E Sleeth deixa claro que “Reflorestar a fé” não se trata de elevar árvores acima da criação.

“Estou defendendo a adoração a Deus e o respeito pelo que Deus respeita, ponto final”, disse ele. “Se alguém estiver adorando um bosque de árvores, me dê a serra elétrica, eu vou derrubá-la.”

Ele e Nancy dizem que Deus colocou em Sua Palavra um “rastro de árvores” – reflexos de Sua glória e marcos da história do Evangelho – para finalmente ajudar a levar as pessoas ao Seu amor salvador.

Trending