Siga-nos!

Mundo

Estados Unidos mandam China fechar consulado em Houston

Decisão americana tem relação com hackers chineses.

Michael Caceres

Publicado

em

Trump e Xi Jinping (Foto: Reprodução/YouTube)

Os Estados Unidos determinaram nesta quarta-feira (22) que a China feche o consulado em Houston, no Texas, depois de hackers chineses tentarem roubar dados sobre vacina para covid-19.

A decisão americana agrava a tenção entre os dois países e, segundo o regime comunista chinês, é uma medida “sem precedentes” e que deve ter retaliação. As duas maiores economias do mundo vivem um momento de conflito diplomático.

“Os Estados Unidos não tolerarão as violações da República Popular da China da nossa soberania e intimidação do nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais desleais, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos”, afirmou o porta-voz Morgan Ortagus.

Ele disse ainda que a medida tem o objetivo de proteger a “propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos”, lembrando que a Convenção de Viena prevê que os diplomatas devem “respeitar as leis e os regulamentos do Estado receptor” e “têm o dever de não interferia.

O Departamento de Justiça americano já havia denunciado que os dois hackers envolvidos na tentativa de roubo de informações sobre projetos de vacinas trabalhavam para o ministério da Segurança de Estado da China, além de serem acusados de violar a propriedade intelectual de empresas dos Estados Unidos e outros países.

Trending