Siga-nos!

Mundo

Ditador Recept Erdogan aprova lei para controlar redes sociais

Líder turco quer ser o novo califa em um Estado islâmico.

Michael Caceres

Publicado

em

Recep Tayyip Erdogan. (Foto: Murat Cetinmuhurdar/ Pool Photo via AP)

O ditador da Turquia, Recept Erdogan, conseguiu aprovar nesta quarta-feira (29) uma lei que lhe permite fiscalizar e bloquear mídias sociais. Há 18 anos no poder, Erdogan tenta avançar em seu sonho de se tornar o novo “califa” em um Estado islâmico.

No ano de 2016 o ditador aproveitou uma suposta tentativa de golpe para ampliar seus poderes, aprovando depois uma “lei antiterrorismo” que reforçou seu autoritarismo no país.

Desde então, funcionários públicos e professores universitários passaram a ser vigiados, sendo que alguns suspeitos por “ligações terroristas” passaram a ser presos sem provas.

A nova lei permite que Erdogan controle as redes sociais, vigiando opositores e até bloqueie mídias que considere inadequadas ou a serviço do “terrorismo”.

Califa

Erdogan se coloca como legítimo herdeiro do profeta Maomé e quer unir os países do Oriente Médio em torno de um globalismo islâmico, tendo como objetivo aniquilar Israel.

Ele tem o sonho de ser o “califa”, líder islâmico que governa em um Estado islâmico unificado. Recentemente um diplomata israelense afirmou que Erdogan está pronto para colocar seus planos em prática.

Trending