Siga-nos!

Sociedade

Dicas para manter a saúde em dia em 2020

Mesmo com pandemia é importante manter uma rotina saudável

Avatar

Publicado

em

Se exercitar é um aliado para manter a saúde durante isolamento (Jonathan Borba / Pexels)

Por conta do isolamento social imposto pelo novo coronavírus, muitas pessoas tiveram suas rotinas bagunçadas.

Os exercícios físicos foram interrompidos, a alimentação saudável adiada por conta da ansiedade e os casos de estresse subiram cerca de 80% nesse período. E tudo isso impacta diretamente na qualidade de vida.

Manter bons hábitos é fundamental para superar esse período de maneira saudável, reduzindo os impactos no corpo. Enquanto as vacinas ainda estão em teste, não se sabe quanto tempo essas condições de confinamento trazidas pela pandemia podem durar.

Portanto, não é recomendado ficar deixando boas práticas para depois. Focar na saúde é urgente, por isso selecionamos dicas fáceis para você começar hoje mesmo:

Fuja de situações de estresse

As notícias ruins não param de chegar. A mídia tem colaborado para causar pânico nacional em relação a atual situação. Desligar a TV é uma boa forma de filtrar tudo que chega até você.

O estresse aumenta a chance de doenças cardiovasculares e também afeta psicologicamente, podendo acarretar em outras doenças mentais.

Procure distrair sua mente com atividades prazerosas para ocupar o tempo livre. Leitura, culinária, jardinagem ou um novo hobby podem ser alternativas divertidas.

Pratique exercício físico regularmente

Fugir do sedentarismo é mandatório nesse momento. O isolamento imposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dificultou a prática esportiva ao ar livre ou em academias. Você pode buscar fazer uma sequência de exercícios aeróbicos em casa ou ainda caminhar aos arredores do seu bairro.

Tente incluir a prática pelo menos três vezes por semana e vá aumentando a dificuldade com o tempo. Exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico e também auxiliam no combate a ansiedade e estresse.

Alimente-se bem

Para descontar a ansiedade, muitas pessoas têm se alimentado de forma ruim. Porém, os alimentos são aliados – ou inimigos – da nossa saúde. Para se manter saudável em 2020, pouco adianta fazer o mencionado anteriormente se a dieta não for equilibrada.

É importante seguir uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, vitamina D, proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais. Evite o consumo excessivo de açúcar e alimentos ultraprocessados.

Dormir também é importante

Ser saudável dormindo também é possível. Uma noite de qualidade permite o descanso e reparo da mente e do corpo.

Um adulto precisa dormir em média 8 horas por noite, mas algumas pessoas podem precisar de um pouco mais de descanso ou ficarem bem dormindo um pouco menos. O descanso noturno garante restauração das energias necessárias para o dia seguinte.

Trending