Siga-nos!

Conselho de Saúde rejeita cloroquina, mas recomenda reiki e homeopatia contra coronavírus

Comunidade cientifica vê contradição no uso das chamadas “terapias alternativas”.

Michael Caceres

Publicado

em

Comprimidos (Hal Gatewood / Unsplash)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a recomendação de “terapias alternativas” para o combate da covid-19, incluindo homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais e reiki, ao mesmo tempo que rejeita o uso da cloroquina no combate à doença.

A comunidade cientifica considera as decisões do conselho contraditórias, já que eles recomendaram ao Ministério da Saúde que suspendesse o uso da hidroxicloroquina em casos leves do coronavírus por falta de evidências científicas e agora sugerem uso destas terapias alternativas.

Desde que divulgou pela primeira vez informações sobre os bons resultados da cloroquina no combate da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro vem sofrendo críticas da imprensa, pois o uso do medicamento não teria apoio dos órgãos de medicina.

Após pressão do presidente da República, o Ministério da Saúde finalmente liberou na semana passada o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina como parte do tratamento de casos mais leves da doença, já que apenas casos graves estavam recebendo o tratamento.

A recusa de dois ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, de liberar o protocolo para uso da cloroquina gerou conflitos no governo, resultando em duas trocas no Ministério da Saúde em um curto período de tempo.

Trending