Siga-nos!

Featured

Brasileiros protestam contra imunização COVID-19 obrigatória, vacina chinesa

Publicado

em

ANÚNCIO

Mais de 300 brasileiros reuniram-se no domingo na principal via comercial de São Paulo para protestar contra o apoio do governador do estado João Doria à imunização obrigatória COVID-19 e testar a vacina potencial desenvolvida pelo Sinovac SVA.O. da China.

Brasileiros protestam contra imunização COVID-19 obrigatória, vacina chinesa
Foto: (reprodução/internet)

Imunização obrigatória?

Doria já havia se pronunciado a favor de tornar as imunizações obrigatórias, uma vez que as vacinas estivessem disponíveis, provocando uma briga com o presidente Jair Bolsonaro, que jura que será voluntário. 

ANÚNCIO

O chefe de justiça da Suprema Corte disse que o tribunal decidirá em última instância sobre a questão.

Veja também: Ministro da Saúde do Brasil hospitalizado com COVID-19

Várias vacinas são obrigatórias no Brasil, incluindo, por exemplo, a hepatite B, que é administrada a recém-nascidos. O Brasil teve grande sucesso com grandes campanhas de vacinação no passado, erradicando a pólio na década de 1980, por exemplo.

ANÚNCIO

Em São Paulo, a vacina Sinovac está sendo testada como parte dos ensaios clínicos de fase III com apoio do governo Doria.

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou no mês passado que compraria 46 milhões de doses da vacina, dependendo da aprovação regulatória, em um acordo apoiado pelos governadores dos estados. Mas um dia depois, o presidente de direita Jair Bolsonaro disse que o Brasil não compraria a vacina.

Bolsonaro e a China

Bolsonaro tem golpeado a China intermitentemente desde a campanha em 2018, por causa dos investimentos crescentes e da influência dos países asiáticos no Brasil.

Brasileiros protestam contra imunização COVID-19 obrigatória, vacina chinesa
Foto: (reprodução/internet)

Os manifestantes em São Paulo se reuniram em apoio ao Bolsonaro, com um manifestante segurando uma placa dizendo “Não somos cobaias” e outro com uma máscara que dizia “sem vacina”. 

Muitos dos manifestantes aglomerados não usavam máscaras.

Leia também: Brasil vai comprar vacina COVID-19 da China, diz VP Mourão, contradizendo Bolsonaro

“Somos contra o autoritário embaixador chinês João Doria, que agora tornaria a vacina obrigatória contra nossa vontade”, disse o manifestante André Petros.

“Isso não acontece em nenhum lugar do mundo, nem mesmo na China.”

O Brasil tem o terceiro pior surto de coronavírus em todo o mundo, com 5,5 milhões de casos, depois dos Estados Unidos e da Índia.

Traduzido e adaptado por equipe O Verbo News

Fonte: Reuters

ANÚNCIO