Siga-nos!

Mundo

Bolsonaro alerta que crise política do tipo americana pode acontecer no Brasil

Publicado

em

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que a falta de confiança na contagem dos votos nas eleições nos Estados Unidos levou ao ataque da multidão na quarta-feira ao Congresso e alertou que o mesmo poderia acontecer em seu país.

Bolsonaro alerta que crise política do tipo americana pode acontecer no Brasil

Foto: (reprodução/internet)

O alerta

O líder de extrema direita repetiu as alegações de fraude generalizada na votação de 3 de novembro e disse que o sistema de votação eletrônica do Brasil, elogiado internacionalmente por sua eficiência e velocidade na contagem dos votos, pode ser manipulado.

Veja também: Brasil pronto para iniciar vacinação COVID-19 em janeiro, diz Pazuello

Centenas de partidários do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio dos Estados Unidos na quarta-feira em um ataque terrível à democracia americana. Um Congresso abalado na manhã de quinta-feira certificou formalmente a vitória do democrata Joe Biden nas eleições.

Bolsonaro, um admirador de Trump e cujo estilo político antiestablishment ele imitou, defende um retorno às cédulas impressas para as eleições presidenciais de 2022, nas quais ele planeja buscar um segundo mandato.

“O que aconteceu nas eleições americanas? Basicamente, qual foi … a causa de toda a crise? A falta de confiança no voto”, disse ele a apoiadores fora de sua residência.

Leia também: Empresa brasileira solicitará uso emergencial da vacina russa Sputnik V em fevereiro-Valor

Bolsonaro disse, sem dar qualquer prova, que houve gente que votou três ou quatro vezes e que votaram mortos.

“Aqui no Brasil, se tiver voto eletrônico, será igual. A fraude existe”, disse ele. “Se não tivermos a cédula impressa em 2022, uma forma de fiscalizar os votos, teremos problemas maiores do que os Estados Unidos”, disse.

Traduzido e adaptado por equipe O Verbo News
Fonte: Reuters