Siga-nos!

Mundo

Apoio do Irã a Maduro ameaça segurança da América Latina, alerta Guaidó

Presidente interino diz que Maduro paga por petróleo com ouro extraído ilegalmente da Amazônia.

Michael Caceres

Publicado

em

Juan Guaidó. (EPA / Cristian Hernandez)

A aproximação do regime iraniano com a ditadura de Nicolás Maduro preocupa o líder venezuelano Juan Guaidó, que alertou nesta quarta-feira (20) sobre possível ameaça a segurança da América Latina, após Teerã ameaçar Estados Unidos caso sejam impedidos de entregar petróleo à Venezuela.

Reconhecido como presidente interino da Venezuela, Guaidó afirma que o vínculo de Maduro com o Irã “deve ser motivo de alarme” para a região, dada a posição geográfica “estratégica” do país sul-americano.

“Estamos muito preocupados com a segurança da Venezuela e da América Latina por essa tentativa de presença iraniana em solo venezuelano não autorizado pelo Parlamento nacional”, declarou Guaidó, durante uma videoconferência organizada pelo Diálogo Interamericano, com sede em Washington.

O Irã tem expressado repetidamente seu apoio ao ditador Nicolás Maduro, mantendo proximidade com a Venezuela desde o governo de Hubo Chávez (1999-2013). A proximidade do regime totalitário islâmico com o regime comunista causa preocupação.

Guaidó afirma que a proximidade de Maduro com o regime iraniano foi fortalecido com o transporte de petróleo iraniano, que é pago com ouro extraído ilegalmente da Amazônia venezuelana. “Eles estão pagando por essa combustível com ouro no sul da Venezuela”, garantiu.

Trending