Siga-nos!

Mundo

Aiatolá do Irã promete “golpe recíproco” nos Estados Unidos por morte de Soleimani

Líder Supremo falou sobre vingança durante reunião com o primeiro-ministro do Iraque.

Michael Caceres

Publicado

em

Ali Khamenei (Foto: Reprodução/Official Khamenei Website)

O ditador iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu nesta terça-feira (21) que seu país dará “golpe recíproco” contra os Estados Unidos pela morte do comandante da Guarda Revolucionária, Qassem Soleimani, acusado de planejar ações terroristas.

A declaração foi dada pelo líder islâmico durante encontro com o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, segundo informações oficiais do site do líder supremo do Irã. Soleimani era próximo de Khamenei e foi morto por drones dos EUA no Iraque.

Segundo as acusações de Washington, Soleimani estava planejando ataques de milícias alinhadas ao Irã contra forças norte-americanas na região. O Irã afirma ter executado um homem acusado de espionar as Forças Armadas em nome dos Estados Unidos e Israel.

Recentemente, a justiça iraniana emitiu pedido de prisão contra o presidente norte-americano, Donald Trump, pela morte de Soleimani. Além de Trump, lista incluiu políticos e militares dos Estados Unidos e de outros governos, que teriam sido identificados. Mandados de prisão foram emitidos pela Justiça.

Trending