Siga-nos!

Mundo

Agora é oficial: Trump cumpre promessa e envia carta para retirar EUA da OMS

País é o que mais contribui para a organização, com 30% dos fundos.

Publicado

em

ANÚNCIO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu nesta terça-feira (7) o que havia prometido e enviou um pedido oficial de saída do país da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A informação foi confirmada pelo Departamento de Estado americano através das redes sociais, concretizando o que já havia sinalizado em maio, quando avisou que estava “terminando” o relacionamento com a OMS.

ANÚNCIO

Trump também havia dito que redirecionaria os fundos investidos pelos EUA para outras “necessidades mundiais urgentes e merecedoras de saúde pública global”.

Uma resolução do Congresso americano obriga o governo a quitar todas as dívidas e informar a saída com um ano de antecedência, o que significa que o país permanecerá inativo durante este período na OMS.

Segundo a revista Forbes, os americanos são os que mais contribuem com a organização, doando apenas nos primeiros três meses de 2020 o equivalente a 115 milhões de dólares (627 milhões de reais), o que corresponde a mais de 30% dos fundos dos dez maiores colaboradores. A China, segunda maior contribuinte, investiu 57,4 milhões de dólares.

ANÚNCIO
ANÚNCIO