Siga-nos!

Mundo

Afronta: Turquia convida papa Francisco para visitar igreja convertida em mesquita

Líder católico ainda não respondeu sobre convite.

Publicado

em

ANÚNCIO

O governo turco convidou o líder católico, o papa Francisco, para visitar a igreja Hagia Sophia, convertida em uma mesquita muçulmana.

Francisco criticou em 12 de julho a decisão de converter a igreja histórica em uma mesquita, afirmando estar “e estou muito triste” pela decisão do regime turco de converte a igreja história.

ANÚNCIO

A decisão de mudar o status da antiga catedral Hagia Sophia, construída em homenagem à Divina Sabedoria, foi criticada em todo o mundo.

O convite foi feito durante entrevista a CNN, depois de ficar sabendo das palavras do pontífice católico. O porta-voz chegou a afirmar que Francisco não deveria lamentar a transformação do templo em mesquita, “porque foi transformado em uma casa de culto onde o nome de Deus será invocado”.

Inaugurada em 537 pelo Império Bizantino, durante o governo de Justiniano, a catedral serviu como templo cristão até 1453, quando foi convertida em mesquita durante a conquista de Constantinopla, futura Istambul, pelos otomanos, depois foi transformado em museu, em 1934.

ANÚNCIO
ANÚNCIO