Siga-nos!

A BP Bunge capitaliza na alta do açúcar para proteger as vendas

Publicado

em

A BP Bunge Bioenergia, empreendimento conjunto brasileiro de açúcar e biocombustíveis, aproveitou o que chamou de rara condição de mercado” para proteger uma grande quantidade de vendas de açúcar nas próximas duas safras.

A BP Bunge capitaliza na alta do açúcar para proteger as vendas

Foto: (reprodução/internet)

Capitalização na alta

A JV, que foi criada no final do ano passado e é apoiada pela Bunge Ltd e BP Plc, fez hedge de 60% de suas vendas de açúcar em 2021 e 40% de suas vendas de 2022, disse o presidente-executivo Geovane Consul em entrevista na sexta-feira.

“Aproveitamos uma situação de alta dos preços do açúcar em Nova York ao mesmo tempo que a moeda local estava caindo fortemente, o que é bastante raro”, disse Consul, acrescentando que os preços médios para 2021 estão 10% acima do ano anterior, enquanto os preços para 2022 são 8% superiores aos de 2021.

Os preços do açúcar bruto na bolsa de futuros ICE atingiram uma alta de nove meses de 15,66 centavos de dólar por libra-peso no mês passado, enquanto a moeda brasileira estava perto de uma baixa histórica em relação ao dólar.

Isso ajudou a aumentar a receita das usinas brasileiras que operam na moeda real local. Essas movimentações do mercado permitiram à BP Bunge travar os altos preços do açúcar antes que os preços voltassem a cair.

O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo, ultrapassando em muito o segundo maior exportador, a Tailândia. O Brasil exportou quase 22 milhões de toneladas de açúcar de janeiro a outubro contra 13 milhões de toneladas na mesma época do ano anterior, com base em dados oficiais.

Os preços do açúcar subiram devido aos cortes de produção em regiões como Tailândia e Europa e à medida que os fundos compraram futuros, construindo uma forte posição comprada na commodity.

“Paramos de fazer hedge agora como a rosa real. Há também a perspectiva de possíveis problemas de safra no Brasil por conta do clima, disse Consul.

O real brasileiro ganhou quase 12% no mês passado.

A China comprou 3,7 milhões de toneladas de açúcar em comparação com 1,27 milhão de toneladas um ano antes e deve continuar aumentando seus estoques, o que a BP Bunge vê como positivo para os preços daqui para frente.

O presidente da BP Bunge Bioenergia, Mario Lindenhayn, disse que a JV foi capaz de financiar todo o seu investimento anual de cerca de R$ 1 bilhão de reaise também liquidou dívidas com sua geração de caixa.

Segundo ele, o próximo passo do empreendimento, que opera 11 usinas em cinco estados brasileiros, é aumentar o uso da capacidade. Suas usinas podem esmagar até 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, mas devem encerrar a atual safra processando 28 milhões de toneladas.

Traduzido e adaptado por equipe O Verbo News
Fonte: Reuters